A idade nunca foi uma barreira para Narciso Rei de Camargo, que, aos 99 anos, cursa Direito na Universidade Franciscana e recebeu uma homenagem da instituição nesta quarta-feira (30). A coordenadora adjunta do curso, Carla Souza da Costa, conta que ele ingressou por transferência na UFN em 2009 e, desde então, ficou conhecido por toda a sua trajetória.
— Ele sempre era o primeiro aluno a chegar, muito comprometido. Ele é fantástico, o nosso Narciso é uma lição de vida para todos, né? Ele é muito compromissado, responsável e muito disciplinado, tem uma ótima relação tanto com os colegas quanto os professores — conta Carla.
Narciso ainda não se formou porque, por conta da idade, faz poucas disciplinas por semestre. Quando a pandemia chegou, a dificuldade em usar os aparelhos eletrônicos fez com que ele trancasse o curso. Com a retomada das aulas presenciais, ele voltou a estudar.
A homenagem foi realizada no Salão do Júri, no conjunto 3 do prédio 13 e, além dos familiares do homenageado, estudantes de diversos semestres do curso também acompanharam a solenidade para conhecer pessoalmente o ilustre colega.
A trajetória de Narciso na universidade é acompanhada pelo Diário desde 2013, quando ele foi tema de uma reportagem da Revista MIX.
Em 2013, Narciso posava junto aos seus colegas à época para ilustra a reportagem publicada pelo Diário. Foto: Fernanda Ramos (Diário/ Arquivo)
O repórter de economia e apresentador do CDN Entrevista, José Quintana Jr, concluiu a graduação em direito da UFN e guarda bons momentos da época em que estudou com Narciso, nos anos de 2017 e 2018. Ele conta que apesar da idade, sempre mostrou muito interesse em participar das atividades propostas.
— Ele gostava de ser um aluno atuante, não faltava aula e estava sempre sentado na primeira fileira com o seu chapeuzinho, não interessava se estava frio ou calor. Sempre muito educado, um exemplo para todos nós pela disciplina e desejo de querer concluir a graduação, querer cumprir aquela missão — relata.
Narciso completa 100 anos de vida em janeiro de 2023.